segunda-feira, abril 25, 2011
0
Rick Bonadio, 41 anos é produtor, proprietário do Midas Studios, compositor, músico, empresário musical e atualmente está na bancada do Ídolos 2011 como um dos jurados. Experiente profissional do mercado fonográfico brasileiro, tem em seu currículo a descoberta de grandes nomes da música e a produção de artistas de expressiva vendagem como Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr., Tihuana, Planta & Raiz, Rouge, Br'oz, IRA!, NX Zero, Fresno, Titãs, CPM 22, Luiza Possi, Manu Gavassi, etc... além de ter ganho 7 Grammys Latinos como produtor. Segue abaixo uma postagem feita pelo próprio produtor em seu blog pessoal.
O começo
Estúdio Bonadio 1989

Muita gente me pergunta como eu comecei, ou mesmo, como se faz para se tornar um produtor musical/empresário da música. É uma ótima pergunta mas eu mesmo me faço essa pergunta muitas vezes: Como é que eu fui chegar até aqui?

Desde sempre fui um garoto apaixonado por música, ouvia de tudo, comecei com o rock clássico por influência de um tio que tinha uma banda e me deixava tocar bateria de vez em quando mas depois passei a ouvir de tudo. Muito cedo aprendi a tocar piano e depois bateria, logo vei a guitarra o violão o baixo... Coisa de garoto que quer aprender tudo.
O fato importante para vocês é que para se tornar um produtor é preciso ler muito sobre música além de ouvir é claro. Ler manuais de equipamentos é fundamental, dominar programas de computador não é sair fuçando e descobrindo. É ler e aprender a fundo. Vale também ouvir muito rádio e saber o que está acontecendo no mundo da música não só no Brasil.
Hoje eu diria que um curso pode ser um bom começo mas não é essencial pois infelizmente não existe nenhum bom realmente. O produtor tem instinto de descobridor, é o cara que não se contenta em ouvir mas quer fazer.
A foto que coloquei acima é do meu primeiro estúdio comercial, quando , depois de trabalhar nos estúdios dos outros, resolvi montar o meu próprio estúdio. Da pra ver que era muito simples, 8 canais em fita de 1/4 de polegada. Meu reverb era um pedal da Boss e mesmo assim fiz muitas coisas boas, entre ela o jingle tão famoso da Mack Color etiquetas adesivas. Gravei discos de bandas como Resgate, Katsbarnea, Carreiro e Carreirinho e muitos independentes que hoje são grandes.
Espero que sirva de incentivo a você que está no começo, afinal quem começa de baixo aprende mais e tem mais base para ser forte no futuro. Boa sorte a todos e se precisarem de ajuda contem comigo!

0 comentários: