domingo, abril 03, 2011
0

Mais uma vez a banda Catedral, que é a banda mas vascaína do mundo fez uma homenagem as novas camisas do Vasco gravando uma versão rock de "Camisas negras" hit que já está na boca da torcida e neste domingo será apresentada o novo modelo das camisas negras do vasco lembrando e celebrando toda luta contra o racismo que o time desempenhou quando a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos ) em 1924 dizia que para se filiar a ela o Vasco precisava se desfazer de seus jogadores negros aí foi que o clube resolveu dar uma resposta a altura e lutar pelos seu jogadores pelo direito da igualdade, justiça e inclusão social.

A Resposta Histórica

Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924.

Exmo. Sr. Dr. Arnaldo Guinle

M.D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos

As resoluções divulgadas hoje pela imprensa, tomadas em reunião de ontem pelos altos poderes da Associação a que V.Exa tão dignamente preside, colocam o Clube de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada nem pela deficiência do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa sede, nem pela condição modesta de grande número dos nossos associados.

Os privilégios concedidos aos cinco clubes fundadores da AMEA e a forma por que será exercido o direito de discussão e voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas
camisas negras 1921 Nova camisa do Vasco Camisas Negras

Camisas Negras - 1921
resoluções.

Quanto à condição de eliminarmos doze (12) dos nossos jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Clube de Regatas Vasco da Gama não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos consócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.

Estamos certos que V.Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno da nossa parte sacrificar ao desejo de filiar-se à AMEA alguns dos que lutaram para que tivéssemos entre outras vitórias a do campeonato de futebol da cidade do Rio de Janeiro de 1923.

São esses doze jogadores jovens, quase todos brasileiros, no começo de sua carreira e o ato público que os pode macular nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia, cobriram de glórias.
Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V.Exa. que desistimos de fazer parte da AMEA.

Queira V.Exa. aceitar os protestos de consideração e estima de quem tem a honra de se subscrever, de V.Exa. At. Vnr. Obrigado.

Dr. José Augusto Prestes
Presidente



Camisas com a cruz de cristo

A primeira camisa era negra, com a cruz de Cristo em vermelho (não a cruz de Malta como costuma-se dizer) no peito. Pouco depois, entretanto, o desenho foi alterado, juntamente com o da bandeira. Uma faixa diagonal branca, com a cruz de Cristo ao meio, em vermelho, passou a representar a coragem e as glórias das naus de Portugal desbravando os mares desconhecidos. A camisa original e oficial do Vasco da Gama, portanto, é a preta, embora a branca (com a faixa preta) seja até mais popular e conhecida. As quatro estrelas douradas da bandeira representam os campeonatos invictos conquistados pelo clube (45-47-49-92).

Veja abaixo a letra de "Camisas negras"  e click AQUI e ouça a versão da banda Catedral

(Camisas Negras)

Eu vou torcer
Aqui eu ergui meu templo para vencer
Eu já lutei por negros e operários
Te enfrentei, venci, fiz São Januário
Camisas Negras que guardo na memória
Glória, lutas, vitórias esta é minha história

Que honra ser
saiba eu sou vascaíno, muito prazer
Jamais terás a Cruz, este é meu batismo
Eu tive que lutar contra o teu racismo
Veja como é grande meu sentimento
E por amor ergui este monumento

0 comentários: