terça-feira, julho 16, 2013
0

Deu no New York times...Esta semana a banda Skillet como já tenho falado há algum tempo por aqui vem crescendo em popularidade tanto no exterior como aqui no Brasil onde confirmaram um show já dia 4 de outubro em SP que já tem procura grande por ingressos para maiores informações visite o site www.skilletbrasil.com/comprar/     . Skillet é uma banda que marca uma transição importante trazendo outras perspectivas sobre artistas cristãos, levantando uma ousada proposta que desliga a música e a arte da religião, e que levanta uma bandeira que vai além de templos e frases de efeito do proselitismo cristão mais que mantém a essência e a relevância na mensagem das boas novas, isto é positive! Leia na íntegra o texto abaixo traduzido do original no New York times:

 Exaltando o sagrado, cortejando o profano.

Somente três bandas de rock que venderam mais de um milhão de álbuns ano passado — The Black Keys, Mumford & Sons e uma banda Hard-rock de Wisconsin com um reconhecimento menor do nome: Skillet

O que faz Skillet ser incomum não é somente os números das vendas das duas maiores bandas na parada americana, mas também que esse quarteto é uma banda cristã que conquistou os aficionados do rock sem aliená-los.
“(Isso é um pouco de estratégia (truque)),disse John Cooper, o líder, baixista e compositor de 38 anos. “Eu tento  escrever as músicas sobre o  que eu acredito, para levar minha mensagem além, do melhor jeito possível e deixar menos ameaçador possível.”

Semana passada o lançamento mais recente de Skillet, “Rise”, um album conceitual sobre um jovem vindo de condições de um mundo violento. Fez sua estréia no lugar 4° na Billboard 200 e número 1 na parada do no Top Rock Albuns. E isso vem depois do último álbum do grupo em 2009, “Awake”, alcançando o segundo lugar.

O sucesso de Skillet parece indicar uma aceitação crescente do rock cristão quando o rock é generalizado declinando-se numa importância cultural. Embora não seja incomum o fato do cristianismo marcar hits nos rádios, Skillet se tornou uma presença regular nelas (nas rádios), emergindo entre bandas cristãs que tiveram um apelo, entre eles Thousand Foot Krutch, P.O.D., Flyleaf and Switchfoot.

O Sr. Cooper compõe diretamente dentro das veias do heavy-metal e canta com agressividade e ainda melódico, recordando os anos 90 as bandas Nu Metal. Suas músicas tocam nos temas cristãos — luta salvação e relação com um Salvador heróico — mas ainda assim mencionando o nome de Jesus raramente. Ele não faz insinuações para ganhar pessoas para o convertimento.

Uma música do novo album “Sick of it” têm ganhado força no gênero das estações de rock e subiu nas paradas da Billboard para a 12° posição. Outra música de Skillet, “American Noise” está em constante subida nas paradas de músicas cristã.  Skillet fez realmente um trabalho ótimo montando essa linha, onde eles puxam ambos os públicos do rock normais (mainstream) e cristãos,” disse Jeff Cage, diretor do programa do Edge, uma estação de rock em Little Rock, Arkansas. “Skillet não é uma banda cristã totalmente moralista, por diversos motivos. Você tem que cavar por dentro das letras para descobrir que eles são uma banda cristã.”

Embora alguns detratores reclamam que Skillet não protesta (pro lado cristão) algumas, estações de rock cristão, como KVRK em Dallas, ainda consideram a banda para ser um deles. "Eles são uma das nossas bandas principais, e eles têm sido por muitos e muitos anos", disse o diretor musical da emissora, Chris Goodwin. "O poder de sua música quebra qualquer tipo de barreira que as pessoas possam ter."
Zach Kelm, gerente de Skillet, atribuiu o sucesso da banda para turnê implacável que inclui os principais festivais de rock e eventos de música cristã. Esta mês ele estiveram no programa de Conan O'Brien, depois tocaram em  um grande  festival em Quebec City com Guns 'n' RAo invés de simplesmente lançar um single na rádio antes do álbum, a banda lançou quatro singles no iTunes, entre o início de Abril e meados de Junho atando com os lançamentos de vídeos de animação publicados on-line por revistas de rock como Revolver e Guitar World oses, em seguida, viajaram para Wisconsin para o Lifest cristã. No final do ano eles vão excursionar com bandas tradicionais, como Shinedown e Nickelback.

Mas Skillet também é sagaz sobre o uso do marketing viral, debates online e eventos atrelados as estréias dos singles e vídeos — para motivar os fãs, que são conhecidos como Panheads, e divulgar sobre o álbum. A banda tem quatro milhões de seguidores no Facebook.

Ao invés de simplesmente lançar um single na rádio antes do álbum, a banda lançou quatro singles no iTunes, entre o início de Abril e meados de Junho atando com os lançamentos de vídeos de animação publicados on-line por revistas de rock como Revolver e Guitar World . A banda também convidou fãs para contribuir com imagens para o vídeo da música “Sick of it” enviando fotos do Instagram dos próprios fãs segurando placas mostrando o que os deixam com raiva (falta de esperança, a pressão dos colegas, a vaidade, a ignorância, o ódio, a depressão, o bullying, a apatia). Então, Skillet vai reunir no vídeo da música usando as imagens e liberado no YouTube.

A banda teve uma subida constante desde que foi formada em Memphis e lançou seu auto-intitulado álbum de estréia em 1996. O núcleo do grupo é representado pelo Sr. Cooper e sua esposa, Korey Cooper, que toca teclado. Os outros membros correntes da banda são Jen ledger na bateria e o guitarrista principal Seth Morrison

O Sr. Cooper cresceu dentro de uma familia batista em Memphis, onde foi proibido de ouvir rock — “Baterias eram consideradas do mal,” ele recordou — mas ficou fascinado com o metal depois de ouvir Metallica e Motley Cure na escola. Por anos Skillet ganhou fãs somente no circulo cristão, mas em 2006, o álbum “Comatose” onde o single” Whispers in the dark” estourou, que cruzou através das rádios de rock. Desde então, teve nove canções na parada de rock da Billboard, incluindo os sucessos "Monster" e "Awake and Alive".

O Sr. Cooper disse que "Rise", foi inspirado em parte por tiroteios em escolas e atentados terroristas, é sobre "um adolescente americano típico chegando à idade adulta e confrontando com a forma trágica e horrível que o mundo pode ser", disse ele.
Propositadamente mantendo sua abordagem discreta, Sr. Cooper descobriu que muitos fãs de rock secular  sentem que as mensagens da banda são tão comoventes quanto às dos grupos mais obscuros , mais violentos. "Eu recebo um monte de pessoas em nossos shows que dizem Skillet e Slipknot são as suas bandas favoritas", disse ele.
De fato, algumas das canções do álbum podem ser interpretadas de diversas maneiras, como sobre um casal que enfrenta as adversidades juntos, mas também pode ser lido como um adolescente se voltando para Deus, para o conforto e salvação espiritual. Um bom exemplo dessa ambigüidade é o refrão da música  "Salvation":

"I feel you keeping me alive
You are my salvation
Touch you, taste you, feel you here
You are my salvation"

"Eu gosto que isso seja interpretado de diversas maneiras,” disse o Sr. Cooper. “Se fosse pra falar claramente de Jesus, eles não entenderiam o que pode estar sendo dito”.


Tradução: Caroline Felix
Revisão e adaptação: @Kadulopexx











0 comentários: